2 de março de 2014

Apostas para o Oscar 2014 - Parte 2

Melhor Roteiro Original
Por Eripetson Lucena

Spike Jonze é o favorito absoluto. Spike Jonze não é o favorito absoluto. Ele ganhou todos os prêmios até agora faltando somente o Oscar para a consagração final do seu roteiro pelo fabuloso “Her”. Ele está sendo acusado de plágio, isso mesmo, plágio pelo roteiro do seu filme. Ai, embolou o meio de campo. Se o Oscar comprar esta história do processo, o caminho possivelmente é aberto para o roteiro de “Trapaça”, o que seria uma lástima, visto que temos entre os indicados roteiros maravilhosos como o de “Nebraska” e “Dallas Buyers Club”, além é claro de “Blue Jasmine”, mas Woody Allen está fora de cogitação este ano, infelizmente. 

Vai Ganhar: “Her” (Spike Jonze), seria o certo, é o melhor roteiro, depois resolvam esta historieta de processo. 
Pode Ganhar: “Trapaça” (Eric Warren Singer e David O. Russell)
Deveria Ganhar: “Her” 

Melhor Roteiro Adaptado
Pras cucuias com as regras idiotas do sindicato dos roteiristas (que deu o prêmio a “Capitão Philips). Aqui não tem pra ninguém. É “12 Anos de Escravidão” e ponto final. O roteiro de John Ridley é um dos mais importantes escritos nos últimos tempos e tomará seu devido lugar na história do cinema. 

Vai Ganhar: “12 Anos de Escravidão” (John Ridley)
Pode Ganhar: “Philomena” (Steve Coogar e Jeff Pope) ou Capitão Philips(?). Não creio.
Deveria Ganhar: “12 Anos de Escravidão”

Melhor Filme Estrangeiro
Esta é outra categoria cujos candidatos ignorados renderiam outra linha de frente de respeito de indicados (vide “O Passado”, “Glória”, “Wadja”, etc, etc, etc.). “O italiano “A Grande Beleza” tem o favoritismo dos prêmios predecessores, mas ainda acho que o Oscar se renderá ao belga “Alabama Monroe”. E acho que está de bom tamanho. O melhor dos cinco, entretanto é o dinamarquês “A Caça”. Infelizmente, ele tem pouquíssimas chances de sair premiado.

Vai Ganhar: “Alabama Monroe” - Bélgica (este filme também tem sido chamado de “The Broken Circle Breakdown”)
Pode Ganhar: “A Grande Beleza - Itália
Deveria Ganhar: “A Caça” – Dinamarca

Melhor Documentário
Aqui o meio de campo parece esta um pouco mais embolado. “The Act of Killing” candidato da Indonésia parecia favorito absoluto até o fabuloso “A Praça”, produzido pela Netflix, ganhar o DGA, o maior termometro do Oscar. Daí parece que o premio está entre os dois mesmo. Torço particularmente pela “A Praça”, um extraordinário documento da derrubada de dois presidentes e uma junta militar no Egito, entre 2011 e 2013. 

Vai Ganhar: “The Act of Killing 
Pode Ganhar: “A Praça” 
Deveria Ganhar: “A Praça”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...